A manhã desta sexta-feira (25) foi de muito ritmo e animação na Escola Municipal Senador José de Alencar, na regional Petrolândia. Doze integrantes da unidade Nova Contagem do projeto “Fica Vivo!” mostraram um pouco do trabalho que o grupo desenvolve com oficinas de percussão e falaram sobre prevenção à criminalidade. Os oficineiros do “Fica Vivo!” interagiram com 40 alunos do “Protejo” e abrilhantaram os jogos estudantis da instituição de ensino. Cerca de cem pessoas acompanharam as apresentações.
O “Protejo” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que terá a duração de 12 meses. Foram formadas quatro turmas com 20 alunos cada, duas no turno da manhã e duas à tarde. Ao todo, 80 jovens de 15 a 24 anos e histórico de exposição à violência doméstica e/ou urbana estão participando de diversos cursos e atividades ligadas à formação e inclusão social.
Os alunos do “Protejo” recebem bolsas mensais de R$ 100, custeadas pelo MJSP. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras na Escola Municipal Senador José de Alencar, no bairro Sapucaias II.
Prevenção
O “Fica Vivo!”! é um programa de prevenção à criminalidade com foco na redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de assassinatos, com objetivos e formas de atuação bastante similares ao “Protejo”.
A superintende de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social, Kátia Bordoni, destaca que a interação entre alunos do “Fica Vivo!”, participantes do “Protejo” e alunos da Senador José de Alencar, por meio da música percussiva, despertou o interesse dos jovens. “Nosso objetivo é dar oportunidades no nosso território, enfatizando o lúdico e a arte como forma de enfrentamento à violência”.
Para saber mais sobre o “Protejo”,
Para saber mais sobre o “Fica Vivo!”, CLIQUE AQUI